Natal diverso e identitário: Salvador inova e leva cortejo natalino ao Centro Histórico com mais de 700 artistas

O desfile “As Folias de Papai Noel – Grande Cortejo”, volta às ruas do Centro Histórico, 09 e 10 de dezembro, a partir das 18h30, com diversidade e beleza. Soteropolizando a festa natalina da capital baiana, cerca de 750 artistas utilizam variadas linguagens artísticas durante o desfile que, dividido em alas temáticas, mistura as tradicionais comemorações natalinas com manifestações culturais locais, fruto de raízes e que marcam a identidade baiana.

As Folias de Papai Noel celebra o universo lúdico que cerca a figura do Papai Noel, também símbolo dos festejos natalinos, e que mora no imaginário de crianças e adultos, mas vai além. O desfile se inicia com o setor dos “Brincantes”, que traz múltiplos personagens dos Contos de Fada, palhaços, pernas de pau, conta com a Oficina de Frevos e Dobrados, regida pelo maestro Fred Dantas, e com um tradicional Ternos de Reis, também manifestação do nosso ciclo natalino.

No segundo setor a folia é trazida para o contexto das manifestações afro-baianas: entra em cena a Corte de Negra Jô e seu universo, onde tem capoeiristas, o Samba de Roda e a ala dos Caboclos de Itaparica, reverenciando o Bicentenário da Independência na Bahia.

No terceiro momento o destaque é para o inegável talento do baiano de se expressar pela dança, em suas múltiplas vertentes. Esse setor inicia com a participação do internacional Balé Folclórico da Bahia, que se junta a um grupo de street dance, que se junta a um grupo de dançarinos de vertentes diversas (dança contemporânea, dança cigana, do ventre, flamenga e grupo de Valsa), que por sua vez se junta às quadrilhas juninas Asa Branca e Imperatriz do Forró. Fechando com chave de ouro esse setor dançante, o carro alegórico que traz nosso Papai Noel Negro, representando a maioria da população soteropolitana.

As alas finais celebram a diversidade do povo soteropolitano, que transita e colore as nossas ruas com suas múltiplas profissões e atividades: artistas da noite, os carrinhos de cafezinho, genuinamente baianos, as trupes de ciclistas, e os nossos festejados garis da Limpurb, que dançam enquanto trabalham. Fechando essa grande folia, uma surpresa robótica, conectando nosso formato particular de abrir os festejos de final do ano, com o mundo tecnológico, rodeado de 80 percussionistas, sempre presentes em nossas festas.

Essa folia soteropolitana natalina também têm três carros alegóricos e está unida por tradicionais músicas de natal, temperadas com arranjos que inserem instrumentos de percussão, triângulo, sanfona, berimbaus…, promovendo um rico diálogo cultural, como símbolo também de desejo de paz e entendimento entre os povos de culturas distintas.

Além da parada natalina, no palco principal, irão se apresentar atrações musicais nacionais. No sábado (9), o tenor lírico brasileiro, Thiago Arancan faz um conserto especial para o Natal de Salvador. Já no domingo (10), Fat Family anima a galera.

Para os dias 16 e 17 e 23 a folia continua, com um cortejo mais reduzido, com os Brincantes de Papai Noel, como continuidade das inúmeras ações de Natal no Centro Histórico.

DIREÇÃO ARTÍSTICA: ElIana Pedroso
ASSISTENTE DE DIREÇÃO: Guilherme Hunder
DIREÇÃO MUSICAL E ARRANJOS: Luciano Salvador Bahia
COREOGRAFOS: Jorge Silva e Ivete Ramos
PRODUÇÃO: SOLE PRODUÇÕES/SIMONE CARRERA

Desfile As Folias de Papai Noel – Grande Cortejo
DIAS: 9,10 DE DEZEMBRO
SAÍDA: RUA CHILE I 18H30

Desfile Brincantes de Papai Noel
DIAS: 16,17 E 23 DE DEZEMBRO
SAÍDA: RUA CHILE I 18H30

VOLTAR

Skip to content