Natal Salvador: Ação levará crianças com deficiência para conhecer decoração no Centro Histórico

Crianças autistas e com microcefalia vão conhecer a decoração do Natal Salvador 2023, promovida pela Prefeitura no Centro Histórico de Salvador. O público, que é atendido por seis instituições sociais sediadas na capital baiana, vai contar com ônibus exclusivos para que eles possam aproveitar a magia natalina junto com os familiares.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre as secretarias de Mobilidade (Semob), Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) e a Concessionária OTTrans. O objetivo é promover um transporte mais humano para pessoas com deficiência.

A primeira instituição a participar da iniciativa este ano será a Cadeps, de São Tomé de Paripe, na próxima segunda-feira (11). Mas a programação de visitas tem continuidade até o fim de dezembro recebendo Naca Autismo (dia 13), OG Abraço a Microcefalia (15), Abri (18), Amape (20) e Amae (22/12).

A turminha do Cadeps, que vai abrir a ação, terá 30 crianças e adolescentes com idade entre três a dezesseis anos. Para a presidente da instituição, Rozenilda Ferreira Silva, a experiência deste ano vai ser ainda melhor para o grupo que vai descobrindo um mundo novo desde o momento em que entrar no ônibus decorado até passear pelas ruas do Centro Histórico.

“Eles estão muito ansiosos porque viram na televisão como está a iluminação e toda hora perguntam que horas vamos conhecer. Todos estão com uma expectativa muito grande porque é a segunda vez que eles participam, além de que no dia a dia eles não saem de casa. Então vai ser uma grande novidade para todos outra vez”, contou Silva.

Anos anteriores – A promoção desta ação, que engloba o acesso facilitado e seguro ao público as atrações natalinas, já vem sendo realizado pela Prefeitura em anos anteriores. No Natal de 2022, por exemplo, crianças e familiares da Associação das Pessoas com Deficiência do Bairro de Jardim das Margaridas (ADPJM) e da Associação de Mães, Amigos e Pais Extraordinários (Amape), além de outras instituições sociais, foram contempladas com a iniciativa municipal.

Para o titular da Semob, Fabrizzio Muller, a ação busca acolher o público e promover esperança para que tanto as crianças quanto seus familiares possam enfrentar os desafios cotidianos do próximo ano. “Com esta ação queremos trazer um pouco de alegria a estas crianças que tanto precisam de nossa atenção e cuidado”, afirmou o gestor.

O Natal Salvador, que terá uma série de ações festivas ao logo do mês desde a Rua Chile ao Cruzeiro de São Francisco, poderá ser conferida até o dia 6 de janeiro, todos os dias, das 17h às 22h. A programação completa está disponível no site https://natal2023.salvador.ba.gov.br/.